sábado, 20 de junho de 2009

Entrevista com André Bozato "Magriça" - Skate

Premiacao_PROFISSIONAL-2008Perfil

Nome: André Bozato
Apelido: Magriça
Nasc.: 04.06.78
Signo: Gêmeos
Um sonho: Circuito mundial de slide.
Modalidade: Skate Downhill slide
Quando começou: 04.06.90
Maior conquista: Bolsa Atleta, paga através do ranking nacional.

Como surgiu a idéia de criar o Ranking Downhill Slide 2008 ?
R: A idéia do ranking iniciou em 2.005, mas nada demais somente para a galera de SP, o intuito seria montar uma classificação que os próprios skatistas pudessem copiar e montar um curriculum para apresentar aos empresários e lojistas, para pleitearem um apoio ou patrocínio. Nos anos seguintes eu inclui todos os eventos da grande São Paulo e do Brasil, e acabei montando um blog somente para este ranking, para os competidores terem acesso.
No ano de 2.007 a CBSK, reconheceu o ranking, mas não oficialmente, mas o ranking 2007 foi o suficiente para beneficiar os 03 primeiros de cada categoria com a bolsa atleta, valor pago mensalmente de 750,00.
A partir de 2008 houve o reconhecimento oficial pela CBSK, desde então elaboro o ranking oficial do downhill slide, e agora sou auditor do ranking nacional de slalom.

ATgAAACD2XXc2UJNLEIceszSKKalm8X1gt5TRn1IQkZAF0A9otrV2YfqG7G4SeYT8cVaiXsgaYNLaKyr4HcsFDxFwC9yAJtU9VB0TeQEo6feATwlOolYGIeG07JGSwO que você acha da divulgação do Downhill no Brasil atualmente?
R: Está aí uma coisa que eu gostaria muito que tivesse no Brasil, DIVULGAÇÃO!!! lembrando que o downhill existe: speed, slalom e slide, mas no momento são raros os meios de comunicação que falam sobre o Downhill no Brasil. Nos anos 90 havia muitos programas falando sobre o skate em geral, mas tínhamos um grande espaço voltado ao downhill, com o passar dos anos, sites revistas e televisão mudaram o foco, o downhill foi um pouco abandonado pela mídia, hoje em dia no cenário nacional temos a 40polegadas, e alguns programas de TV do interior Paulista que trabalham muito a modalidade, tanto slalon e speed, ou seja, apoiam o skate de ladeira. Mas um dia quem sabe as pessoas irão abrir os olhos e iniciar em revistas ou sites a divulgação do skate de ladeira como deve ser feita.
Até o momento o slide é o melhor do mundo, mas infelizmente teremos que ver algum gringo tentando andar como os brasileiros, para estes empresários ou a Mídia perceberem que somos os melhores do mundo, entretanto, toda a mídia estão cientes de nosso potencial, que não é reconhecida no Brasil, pois é um efeito boomerang, tem que ir lá fora e fazer sucesso e depois ser reconhecido aqui no Brasil.

Existem prós e contras em todo esporte, quais você citaria no Downhill?
R: Procuro ver as coisas sempre pelo lado bom, não sou pessimista, caso vejo coisas que não agradam ou que estejam erradas, tento corrigir, hoje temos o conselho de Dowhill Slide, com isso foi criado regras e formas para avaliar eventos, caso algo esteja errado, o comitê reuni-se e corrigimos os erros. A única coisa que sou contra é a falta de estrutura a modalidade, por parte de empresários que sugam e não dão retorno algum ao esporte, e muito menos ao skatista, hoje em dia patrocínio é raridade para todos os adeptos da modalidade em todas as categorias, quando conseguem algum apoio, ou patrocínios é uma dificuldade de conseguir peças ou verba para disputar eventos pelo Brasil.

Qual a participação feminina na modalidade ?
R: Muito importante esta categoria!!! Acabou aquela coisa que todos falavam, "isso não é coisa de mulher". Alguns anos atrás, a categoria em 2004 ou 2005, não possuía adeptas ao esporte em grandes proporções, mais precisamente no slide. Hoje a categoria feminina cresce muito e em várias modalidades, antigamente as baterias tinham somente 06 a 08 inscritas, hoje existem baterias no slide com grande numero de competidoras, e sem contar a mulherada que anda Forfun, e vem crescendo muito no Brasil, e nas outras categorias também como speed e slalon, algumas mulheres competindo melhor que muitos marmanjos por aí.
A tempos atrás eu até escrevi uma matéria a respeito, falando justamente sobre o crescimento feminino no esporte.

slalon-alpha_12Quais os eventos e campeonatos que existem hoje ?
R: Hoje em dia no Brasil, existem muitos eventos, mas não são todos que podem entrar no ranking nacional, pois existe alguns critérios para serem respeitados em um evento de slide, ou seja, o promotor terá que cumprir com algumas determinações. Quanto mais o organizador respeitar as normas da CBSK, ele vai recebendo estrelas, estas estrelas pode ser de 01 a 05, com isso a pontuação do evento dele aumenta, e competidores de outros estados pode escolher entre uma competição e outra, ou seja ele pode abrir mão de competir um evento de 01 estrela devido a falta de verba, e guardar o dinheiro para competir um outro evento de 03 ou 04 estrelas, que dará direito a maior pontuação. Para ter uma base 01 estrela vale 400 pontos, 02 estrelas 600, 03 estrelas 800, 04 estrelas 900 e 05 estrelas 1000 pontos.
Os eventos do ranking são:
Barriga da Velha – Capital SP. 03 estrelas
Downhill Day – São José dos Campos SP. 02 estrelas
Skate Brother – São Pedro – SP. 02 estrelas
Overmmeting – Brasília – DF. 04 estrelas
Copa Centro Oeste – Brasília - DF. 01 estrela.

Lembrando que todos os anos estes eventos serão avaliados pelo conselho, para acrescentar ou reduzir as estrelas, para o próximo ano em 2010, a copa centro oeste será punido com a perca da estrela, mas terá o direito da reconquista.

Qual seu recado pra galera do skate Downhill !?
R:Meu recado é simples!!! Ande de skate com prazer e alegria, nada de obrigação, não adianta você ser o melhor do mundo e não andar com prazer e divertir-se sobre o carrinho, seja humilde sempre, e nunca esqueça dos estudos!!!

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

4 comentários:

  1. Yeeeeeeeeeaaaahhhh Maaaaannn!!!!

    Isnard Rocha

    ResponderExcluir
  2. isso ai magriça tem,mtos atletas no corre amador,e pro no, corre pra ir pra fora porq no brasil nao tao tendo oportunidade isso e* uma vergonha.nao so* pros atletas mas pros donos de marca tambem.vamos valorizar os atletas,e envesti mas no dhs..porq somos,os melhores do mundo..thiago.coco* eq.skate saude pensem sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber porq apagaram meu comentario.grato...coco* atleta tracker.eq skate saude.

    ResponderExcluir
  4. Coco, mudamos nosso provedor de blog, por isso as mensagens antigas não puderam ser salvas. Desculpe-nos pelo transtorno. Mas a partir de agora, todas as mensagens postadas permanecerão aqui. Obrigado! Tribos Radicais.

    ResponderExcluir